O Museu do STF, atualmente denominado Gestão da Memória Institucional, foi inaugurado em 18 de setembro de 1978, data comemorativa dos 150 anos da Corte, na gestão do Presidente Thompson Flores.
A Gestão da Memória Institucional é responsável pela guarda e conservação dos bens histórico-culturais, bem como o resgate e a comunicação da História da Suprema Corte, suas antigas sedes e de seus Ministros. Dentre suas várias atividades, podemos destacar: resgate da história, atendimento a pesquisas, apoio a montagem de exposições temáticas e gerenciamento de acervo.
O acervo é bem variado. É composto por condecorações, documentos e móveis históricos, fotografias e objetos museológicos: presentes protocolares, tapeçarias, vestimentas, objetos de uso pessoal de ministros e obras de arte.
Esta última classe é composta por quadros e esculturas que foram doados ao longo do tempo ao STF. Muitas compunham a antiga sede do STF quando ainda eram no Rio de Janeiro. Hoje essas peças passam por processos de restauração e intensos cuidados de conservação periódica.
Cada item do acervo conta uma história relacionada ao STF. Nosso trabalho é coletar informações minuciosas dessas peças como uma maneira de preservar a história desse Tribunal.
A Gestão da Memória Institucional atende aos Ministros, aos servidores do Supremo Tribunal Federal e ao público em geral de 2ª a 6ª feira das 12h às 19h.
Ramais: 3601, 3602, 3605 e 3606
E-mail: museu@stf.jus.br
Localização: Edifício Sede, 2º andar, sala 237
Gerente: Tales de Barros Paes
Gestor: COORDENADORIA DE GESTÃO DOCUMENTAL E MEMÓRIA INSTITUCIONAL | Última atualização: 09/03/2020 20:32:19 |